Conheça nossos serviços!

Programa MUITAÇÃO

Tive a oportunidade de compartilhar, durante um encontro da Rede Germinar, uma palestra que faço para estudantes do 3º ano do ensino médio, cursinho pré vestibular e estagiários de empresas. A Palestra interativa chama-se “O jovem, a profissão e a vida” e é interativa porque, através de uma abordagem pratica e participativa, convida os jovens a refletirem sobre a própria vida e a escolha da profissão, tendo como bibliografia geral a Antroposofia e Logosofia.
Ao terminar minha apresentação, uma das colegas multiplicadoras do Germinar veio me contar que ela e um grupo do Instituto EcoSocial partiriam na próxima semana para uma missão muito transcendente: O Programa MuitAção: Construindo meu lugar no mundo!
 Um programa de desenvolvimento e profissionalização para jovens entre 16 e 21 anos de idade, desempregados e em situação de vulnerabilidade social que tenham forte vontade de transformação e desenvolvimento.
Fiquei encantada com o Programa, já que muitos jovens dessa idade não têm assistência e precisam fazer escolhas profissionais e pessoais que necessitariam de um auto conhecimento gerador de convicções a respeito da própria vida.
Ao demonstrar todo meu interesse, fui convidada a fazer parte desse grupo e, com muita gratidão e abertura a grandes aprendizagens, estarei imersa, nos próximos 15 dias, em uma comunidade de São Paulo, nesse Programa de bem.
A metodologia do Programa MuitAção baseia-se nos pilares da antroposofia e os fios dourados que regem o programa são: Admiração (abertura ao mundo), Compaixão (sentir-se como é ser outra pessoa) e Consciência moral (agir com responsabilidade e moralidade).
Fiquei encantada com o material que recebi: O programa foi criado em 1998 por David Liknaitzky, na África do Sul, para fazer frente à problemática pós-apartheid de altíssima exclusão do negro na sociedade, aliado à sua condição histórica de submissão, com pouca condição de se colocar “em pé de igualdade” com o branco, em busca de uma posição no mercado de trabalho. No Brasil,  foi criado em 1999, sob a liderança de Maria Angélica Carneiro, com objetivo de adaptar o programa e sua metodologia à realidade brasileira, de alta exclusão social, baseada principalmente na pobreza.
Sou muito grata pela oportunidade e espero crescer junto com esses jovens e poder multiplicar esse Programa por muitas e muitas vezes!!
“Nós temos que ser a mudança que queremos ver no mundo” Ghandi

3 comentários:

Almelice disse...

Querida Melina, adorei o seu texto. Parabéns por saber aproveitar as oportunidades que a vida te apresenta. Beijos,
Almelice

Cristina Palmeira disse...

Cada vez que eu leio um post desse mais orgulho tenho de você, baixinha poderosa!

Gabriel disse...

Que belo post!!! Parabens!
e como foi a experiência? Está nos devendo um belo post falando dessa experiência.
Aguardamos!!!!