Conheça nossos serviços!

Brincar espontâneo

Maria Alice Proença, em seu artigo “Brincando com a arte”, cita: “A brincadeira e a arte são formas de experimentação de experiências, de múltiplos movimentos e de sensações, que alicerçam a maneira do sujeito estar no mundo”.
Compreendo que é nosso papel, enquanto educadores, estabelecermos relacionamentos e oportunidades ricas em desafios que sejam adequadas às condições físicas, afetivas, intelectuais e sociais das crianças.
É possível perceber que o brincar espontâneo proporciona divertimento e bem estar. Através dos tempos, de acordo com as idades, os interesses das crianças também se modificam pois, ao brincar, incorporam valores, regras, estabelecem relações interpessoais, deparam-se com desafios, resultando em um desenvolvimento integral.
A criança não precisa necessariamente de brinquedos, utilizando também materiais que servirão para representar uma realidade ausente, por exemplo, uma vareta de madeira pode se transformar em uma espada, um cavalo de pau, uma boneca, possibilitando o cultivo da imaginação através da abstração dos objetos reais, detendo-se no significado definido pela brincadeira.

Nenhum comentário: